Projeto animais
Tema: animais
Duração: dois meses
Turma: maternal II
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral,
contam com várias informações relativas a ele. Na ida ao recreio eles fazem observações a bichinhos do jardim e questionam, por exemplo: porque a lesma é mole ou se a formiga bebe água. Dessa forma esse assunto despertou até mesmo em mim o interesse por essas questões.
Animais têm uma importante presença no mundo cotidiano das crianças seja em desenhos animados, jogos ou histórias e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas com atividades variados e lúdicas. Com estas atividades prtendo desenvolver não somente o amor pelos animais, mas também o cuidado com o meio ambiente (moradia, pátio, escola, etc).
Objetivo geral
Conhecer o reino animal para valorizá-lo e preservá-lo, compreendendo a importância dos animais para o equilíbrio da vida no nosso planeta e a relação deles com o homem.
Objetivos específicos:
*Definir de diversos animais suas principais características,
*Diferenciar vertebrados e invertebrados,
*Conhecer a diversidade animal e pecuiaridades relativas a cada um,
*Estabelecer diferenças entre animais domésticos e selvagens,
*Classificar animais: domésticos, selvagen, da fazenda,
* Diferenciar: animais aquáticos e terrestres,
* Conhecer animais do jardim,
*Reconhecer a importância da alimentação correta para os animais,
*Identificar as utilidades dos animais para o homem,
*Despertar interesse e entusiasmo pela leitura,
*Entender com materiais concreto o conceito de númer,
*Classificar, sequênciar e quantificar animais,
*Desenvolver a motricidade fina,
* Participar de atividades e lúdicas e recreativas que possibilitem o aprimoramento da expressão gestual e corporal, demonstrando ritmo e coordenação motora ampla.
Conteúdos
*Contação de histórias, pesquisas, painéis, musicalização, dança, montagem de livros, jogos, oficinas de sucata.
Metodologias
* pesquisar a vida de animais do interesse do grupo, coletar dados por meio de pesquisas e observações, usar diferentes fontes de informações e relacioná-las, classificar animais, montar jogos e animais de sucata, montar tabelas e gráficos, elaborar cartazes, álbuns e painéis, dar atibutos aos animais, contação de histórias, assistir a filmes.
Culminância
Exposição dos trabalhos realizados.
Avaliação
A avaliação será feita a partir do interesse e envolvimento dos alunos em cada atividade.
ATIVIDADES DESENVOLVIDA
Iniciei com a dinâmica dos animais: preparei a sala com balões, dentro deles coloquei adivinhas sobre cada animal, após cada aluno escolheu um balão, estourou e respondeu a adivinha que se encontrava-se nele.
SOU ENORME E PESADO, TENHO GRANDES ORELHAS E UMA TROMBA ENORME.
SOU O...
MOVIMENTO-ME DANDO PULOS E QUANDO ERA BEBÊ FICAVA QUENTINHO NA BOLSA DA MAMÃE.
SOU O...
SOU MUITO TRABALHADORA, VIVO VOANDO PELO CÉU, COM OUTRAS SOU OPERÁRIA E JUNTAS FAZEMOS O MEL,
SOU A...
EU NASCI DE UM CASULO E TENHO ASAS COLORIDAS, SOU ADMIRADA POR TODOS QUE AMAM A VIDA...
SOU A ...
TENHO OITO PATAS E FAÇO UMA LINDA TEIA...
SOUA...
RASTEJO PELO CHÃO, DIZEM QUE SOMOS PEÇONHENTAS, MAS NEM TODAS POSSUIMOS VENENO...
SOU A...
ADORO BANANAS E VIVO PULANDO DE GALHO EM GALHO...
SOU O...
SOU MANHOSO E CARINHOSO, BEBO LEITE BEM FRESQUINHO...
SOU UM LINDO...
TENHO O CORPO COBERTO DE PÊLOS E SOU O MELHOR AMIGO DO HOMEM...
SOU O...
VOÔ SOMENTE À NOITE, ME RELACIONAM COM OS VAMPIROS...
SOU O...
SOU O REI DA FLORESTA E QUANDO CHEGO É UMA FESTA...
SOU O...
sábado, 12 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário